O Aikido, arte marcial de origem japonesa criada pelo lendário mestre Mohirei Ueshiba, não é só luta. Trata-se de encontrar harmonia em meio a situações de conflito. Os praticantes de Aikido buscam manter o equilíbrio diante de um ataque e através de suas técnicas, encontram a melhor alternativa para preservar a integridade física de todos os envolvidos. Mas não se deixe enganar por sua abordagem pacífica, o Aikido ainda envolve aspectos marciais. No entanto, a ênfase está na harmonia e na capacidade de entender e se conectar com as dificuldades para resolvê-las de maneira espirituosa e graciosa. Então, quando você pratica Aikido, você não está apenas aprendendo a lutar, mas também a manter o equilíbrio em sua mente, corpo e espírito. É verdadeiramente uma arte que promove não apenas a força física, mas também a paz interior e a harmonia – algo de que todos precisamos no mundo agitado de hoje.
Além disso, no Aikido também procura-se uma forma de se conectar consigo mesmo e com os outros. Praticar Aikido cria um sentimento de grupo, pois os praticantes aprendem a confiar uns nos outros e a trabalhar juntos para melhorar suas técnicas. A ênfase na resolução de conflitos e evitando a agressão também promove um modo de vida mais pacífico e harmonioso. Incentiva os indivíduos a abordar cada conflito com a cabeça fria e a mente clara, buscando o melhor resultado para todos os envolvidos. Em essência, o Aikido nos ensina a incorporar os princípios de equilíbrio e harmonia em todos os aspectos de nossas vidas, dentro e fora do tatame.
Através de suas técnicas, os praticantes de Aikido visam proteger a si mesmos e seus oponentes – é uma situação de ganha-ganha! Portanto, se você está procurando por uma arte marcial que seja mais do que apenas esmurrar seu oponente, experimente o Aikido. É tudo sobre a arte da resolução de conflitos!
No Aikido existem diversos grupos ligados a variadas federações espalhadas pelo mundo.
A principal e maior organização de Aikido do mundo é a Fundação Aikikai, criada pelo fundador do Aikido e atualmente dirigida pelo seu bisneto Moriteru Ueshiba. No Brasil existem 6 organizações oficialmente ligadas a Aikikai, sendo uma delas a APA – Associação Pesquisa de Aikido, onde os dojos do RioAiki são associados.